Dando continuidade ás apresentações, o sexto grupo a se
apresentar, e do qual eu faço parte, escolheu o tema Pesquisa Experimental em forma de seminário presencial. Sobre este
tema destacam-se alguns pontos:
-Atualmente existem
várias modalidades de pesquisas científicas. Uma primeira diferenciação que se
pode fazer é entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, ou seja,
quanto à forma de abordagem.
-A pesquisa qualitativa
não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento
da compreensão de um grupo social, por exemplo. Nelas, os pesquisadores se
opõem a um modelo único de pesquisa para todas as ciências, uma vez que as
ciências sociais têm sua especificidade, o que pressupõe uma metodologia
própria. Assim, os pesquisadores qualitativos rejeitam o modelo positivista
aplicado ao estudo da vida social, uma vez que o pesquisador não pode fazer
julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa.
(Goldenberg, 1999). Esses mesmo pesquisadores buscam explicar o porquê das
coisas, explicando o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as
trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos.
-Já na pesquisa
quantitativa, os pesquisadores buscam revelar as relações de dependência
funcional entre variáveis para tratarem do como dos fenômenos. Eles procuram
identificar os elementos constituintes do objeto estudado, estabelecendo a
estrutura e a evolução das relações entre os elementos. Seus dados são métricos
e as abordagens são experimental, hipotético-dedutiva, verificatória.
-Considerando os dois parágrafos
anteriores, conclui-se então que Pesquisa
Experimental trata-se de uma pesquisa quantitativa.
-Para Gil (2007), a
Pesquisa Experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as
variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e
de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.
-Segundo Fonseca
(2002), a pesquisa experimental seleciona grupos de assuntos coincidentes,
submete-os a tratamentos diferentes, verificando as variáveis estranhas e checando
se as diferenças observadas nas respostas são estatisticamente significantes.
Os efeitos observados são relacionados com as variações nos estímulos, pois o
propósito da pesquisa experimental é apreender as relações de causa e efeito ao
eliminar explicações conflitantes das descobertas realizadas.
-A pesquisa experimental
pode ser desenvolvida em laboratório (onde o meio ambiente criado é artificial)
ou no campo (onde são criadas as condições de manipulação dos sujeitos nas
próprias organizações, comunidades ou grupos).
-É uma pesquisa
quantitativa, pois defende que a compreensão deve vir da análise das relações
entre as variáveis.
-Uma pesquisa
experimental envolve algumas etapas como: planejamento rigoroso, formulação do
problema e das hipóteses, selecionar um objeto de estudo, selecionar as
variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e
de observação dos efeitos.
-As variáveis a serem
estudadas devem fazer parte de qualquer projeto de pesquisa desde o seu início.
O papel principal da variável é estabelecer, objetivamente, o sucesso ou
insucesso da hipótese da pesquisa.
-Por definição, uma
variável pode ser entendida como os aspectos, propriedades ou fatores reais ou
potencialmente mensuráveis e discerníveis em um objeto de estudo, como por
exemplo: salário, idade, sexo, profissão, cor, taxa de natalidade, etc.
-Dento da pesquisa
experimental, há três tipos de variáveis: independente, dependente e
interveniente.
- A variável independente é o fator, causa ou antecedente que determina a ocorrência de outro fenômeno, efeito ou consequente.
- A variável dependente é o fator, propriedade, efeito ou resultado decorrente da ação da variável independente.
- A variável interveniente é a que modifica a variável dependente sem que tenha havido modificação na variável independente.
-Considerando os estudos
de Piaget, um exemplo prático de Pesquisa Experimental foram os testes
aplicados em crianças de diferentes faixas etárias. Ao esconder um objeto de
algumas crianças, Piaget observou que apenas as crianças a partir de oito meses
de idade eram capazes de enxergar o brinquedo depois de escondido. Ou seja,
nesse exemplo podem-se identificar três tipos de variáveis:
- A criança é a variável dependente;
- O teste é a variável independente;
- A variação da idade é interveniente, modificando a variável dependente uma vez que esta intimamente relacionada à mudança da idade da criança.
Os materiais de apoio utilizados
nesta postagem são:
-FRANCIS BACON: TEORIA E MÉTODO. Disponível em:<http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_37/EraUmaVez.html
>
-GUNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa
Quantitativa: Esta É a Questão? Universidade de Brasília, 2006, vol. 22, n.
2, p.201-210.
-LOPES, O.U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada.
-PESQUISA INSTRUMENTAL:
UM INSTRUMENTO PARA PESQUISAS MERCADOLÓGICAS. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v11n2/v11n2a02.pdf>
-SANTOS FILHO, J.C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa
qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S.
S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade.
3.ed. São Paulo: Cortez, p.13-59, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época –
v.42).
-SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21
ed., São Paulo: Cortez, 2000.
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