Aula 10 - 13.10.2015

Dando continuidade ás apresentações, o sexto grupo a se apresentar, e do qual eu faço parte, escolheu o tema Pesquisa Experimental em forma de seminário presencial. Sobre este tema destacam-se alguns pontos:

-Atualmente existem várias modalidades de pesquisas científicas. Uma primeira diferenciação que se pode fazer é entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, ou seja, quanto à forma de abordagem.

-A pesquisa qualitativa não se preocupa com representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão de um grupo social, por exemplo. Nelas, os pesquisadores se opõem a um modelo único de pesquisa para todas as ciências, uma vez que as ciências sociais têm sua especificidade, o que pressupõe uma metodologia própria. Assim, os pesquisadores qualitativos rejeitam o modelo positivista aplicado ao estudo da vida social, uma vez que o pesquisador não pode fazer julgamentos nem permitir que seus preconceitos e crenças contaminem a pesquisa. (Goldenberg, 1999). Esses mesmo pesquisadores buscam explicar o porquê das coisas, explicando o que convém ser feito, mas não quantificam os valores e as trocas simbólicas nem se submetem à prova de fatos.

-Já na pesquisa quantitativa, os pesquisadores buscam revelar as relações de dependência funcional entre variáveis para tratarem do como dos fenômenos. Eles procuram identificar os elementos constituintes do objeto estudado, estabelecendo a estrutura e a evolução das relações entre os elementos. Seus dados são métricos e as abordagens são experimental, hipotético-dedutiva, verificatória.

-Considerando os dois parágrafos anteriores, conclui-se então que Pesquisa Experimental trata-se de uma pesquisa quantitativa.

-Para Gil (2007), a Pesquisa Experimental consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto.

-Segundo Fonseca (2002), a pesquisa experimental seleciona grupos de assuntos coincidentes, submete-os a tratamentos diferentes, verificando as variáveis estranhas e checando se as diferenças observadas nas respostas são estatisticamente significantes. Os efeitos observados são relacionados com as variações nos estímulos, pois o propósito da pesquisa experimental é apreender as relações de causa e efeito ao eliminar explicações conflitantes das descobertas realizadas.

-A pesquisa experimental pode ser desenvolvida em laboratório (onde o meio ambiente criado é artificial) ou no campo (onde são criadas as condições de manipulação dos sujeitos nas próprias organizações, comunidades ou grupos).

-É uma pesquisa quantitativa, pois defende que a compreensão deve vir da análise das relações entre as variáveis.

-Uma pesquisa experimental envolve algumas etapas como: planejamento rigoroso, formulação do problema e das hipóteses, selecionar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos.

-As variáveis a serem estudadas devem fazer parte de qualquer projeto de pesquisa desde o seu início. O papel principal da variável é estabelecer, objetivamente, o sucesso ou insucesso da hipótese da pesquisa. 

-Por definição, uma variável pode ser entendida como os aspectos, propriedades ou fatores reais ou potencialmente mensuráveis e discerníveis em um objeto de estudo, como por exemplo: salário, idade, sexo, profissão, cor, taxa de natalidade, etc.

-Dento da pesquisa experimental, há três tipos de variáveis: independente, dependente e interveniente.
  • A variável independente é o fator, causa ou antecedente que determina a ocorrência de outro fenômeno, efeito ou consequente.
  • A variável dependente é o fator, propriedade, efeito ou resultado decorrente da ação da variável independente.
  •  A variável interveniente é a que modifica a variável dependente sem que tenha havido modificação na variável independente.

-Considerando os estudos de Piaget, um exemplo prático de Pesquisa Experimental foram os testes aplicados em crianças de diferentes faixas etárias. Ao esconder um objeto de algumas crianças, Piaget observou que apenas as crianças a partir de oito meses de idade eram capazes de enxergar o brinquedo depois de escondido. Ou seja, nesse exemplo podem-se identificar três tipos de variáveis:
  • A criança é a variável dependente;
  •  O teste é a variável independente;
  • A variação da idade é interveniente, modificando a variável dependente uma vez que esta intimamente relacionada à mudança da idade da criança.


Os materiais de apoio utilizados nesta postagem são:

-FRANCIS BACON: TEORIA E MÉTODO. Disponível em:<http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_37/EraUmaVez.html >

-GUNTHER, H. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão? Universidade de Brasília, 2006, vol. 22, n. 2, p.201-210.

-LOPES, O.U. Pesquisa básica versus pesquisa aplicada.

-PESQUISA INSTRUMENTAL: UM INSTRUMENTO PARA PESQUISAS MERCADOLÓGICAS. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v11n2/v11n2a02.pdf>

-SANTOS FILHO, J.C. Pesquisa quantitativa versus pesquisa qualitativa: o desafio paradigmático. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (Orgs.). Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. 3.ed. São Paulo: Cortez, p.13-59, 2000. (Coleção Questões da Nossa Época – v.42).

-SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed., São Paulo: Cortez, 2000.

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